Portal Municipal de Turismo de Governador Celso Ramos
Cultura e História

Fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim

No século XVIII, os portugueses construíram quatro fortalezas: três na Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina, e a maior delas na Ilha de Anhatomirim, próxima à porção continental da Baía Norte e já em águas do município de Governador Celso Ramos. Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Entre os importantes episódios históricos ocorridos na Ilha constam o desfecho da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a execução de centenas de revoltosos. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está completamente restaurada e dispõe de boa-infra-estrutura turística: restaurante, lanchonete, loja de souvenires.


Horário de atendimento:
Temporada de verão: das 9 às 18 h (final de dezembro a final de fevereiro). Demais meses: das 9 às 17 h.
Cobra entrada: Para visitar a Fortaleza é cobrada uma pequena taxa de manutenção de R$ 4,00. Estudantes, mediante comprovação, pagam metade do valor, e idosos com mais de 65 anos e crianças com menos de cinco anos estão isentas da taxa. Essa taxa de visitação é empregada na conservação e manutenção da Fortaleza.
Contatos:
fortalezas@contato.ufsc.br
http://www.fortalezas.ufsc.br

telefone : (48) 3721.8302


Como chegar
Acesso sul de Governador Celso Ramos, viaduto do km 182, e percorrendo cerca de 8 Km até a Praia da Caieira onde há sempre algum barqueiro disponível para a travessia marítima de aproximadamente 3 Km até a Ilha de Anhatomirim. Outras pequenas embarcações de passeio também fazem o traslado para Anhatomirim a partir das várias outras praias de Governador Celso Ramos, como Praia do Antenor, Baía dos Golfinhos, Fazenda da Armação, entre outras.

Relacionados

Praia dos Currais

fecam
20 de janeiro, 2010

Praia do Tinguá

fecam
20 de janeiro, 2010

Praia da Costeira, Caieira e Fazenda da Armação

fecam
20 de janeiro, 2010
Sair da versão mobile