No século XVIII, os portugueses construíram quatro fortalezas: três na Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina, e a maior delas na Ilha de Anhatomirim, próxima à porção continental da Baía Norte e já em águas do município de Governador Celso Ramos. Denominada Fortaleza de Santa Cruz, é uma edificação imponente, de arquitetura lusitana e influência renascentista. Entre os importantes episódios históricos ocorridos na Ilha constam o desfecho da Revolução Federalista, em 1894, que culminou com a execução de centenas de revoltosos. Atualmente, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim está completamente restaurada e dispõe de boa-infra-estrutura turística: restaurante, lanchonete, loja de souvenires.


Horário de atendimento:
Temporada de verão: das 9 às 18 h (final de dezembro a final de fevereiro). Demais meses: das 9 às 17 h.
Cobra entrada: Para visitar a Fortaleza é cobrada uma pequena taxa de manutenção de R$ 4,00. Estudantes, mediante comprovação, pagam metade do valor, e idosos com mais de 65 anos e crianças com menos de cinco anos estão isentas da taxa. Essa taxa de visitação é empregada na conservação e manutenção da Fortaleza.
Contatos:
fortalezas@contato.ufsc.br
http://www.fortalezas.ufsc.br

telefone : (48) 3721.8302


Como chegar
Acesso sul de Governador Celso Ramos, viaduto do km 182, e percorrendo cerca de 8 Km até a Praia da Caieira onde há sempre algum barqueiro disponível para a travessia marítima de aproximadamente 3 Km até a Ilha de Anhatomirim. Outras pequenas embarcações de passeio também fazem o traslado para Anhatomirim a partir das várias outras praias de Governador Celso Ramos, como Praia do Antenor, Baía dos Golfinhos, Fazenda da Armação, entre outras.